8 de mai de 2012

Cuidado com os ladrões de energia



Você já viu os vendedores nas feiras públicas, certo? Todos gritando a plenos pulmões, para as ofertas do dia ou para os produtos da estação. Toda essa agitação tem apenas um objetivo; conseguir chamar a atenção para vender. E é preciso fazer isso, já que na barraca ao lado, sempre tem um concorrente com a mesma disposição para tentar vender seu produto.
O escritor norte americano James Redfield, autor do best seller “A profecia celestina”, diz que os seres humanos estão o tempo inteiro tentando “roubar” a energia das outras pessoas, e fazem isso buscando incansavelmente chamar a atenção para obter o significado e a energia de que precisam. Ele afirma que as pessoas perderam a capacidade de se conectar com aquilo que chama de a verdadeira “fonte” de energia. Por verdadeira fonte você pode dar o nome que quiser; luz divina, Deus, universo, Jesus, etc.
O fato é que esse pode ser o motivo pelo qual muitas pessoas não conseguem um desempenho melhor naquilo que estão fazendo. É muito fácil encontrar dentro das empresas ladrões de energia, como chefes autoritários e colegas de trabalho que estão querendo sua atenção para conversas que não vão acrescentar nada em sua vida profissional. Além disso, nós perdemos energia por diversos outros fatores, um deles é a falta de foco causada pelo excesso de “atrações”, todas elas tentando conquistar sua atenção e como conseqüência sua energia, tão necessária para executar as tarefas diárias.
Na tentativa de recuperar nossa energia, fazemos o mesmo com as outras pessoas, tentamos desesperadamente chamar a atenção, às vezes gritamos ou nos fazemos de vitima para obter a atenção desse ou daquele. O que em muitos casos cria um ciclo vicioso. Fazer isso é semelhante à ingestão de açúcar pelo organismo, quando você come alguma coisa que contém açúcar, logo fica eufórico. Porque o açúcar ajuda na produção de Beta-endorfina, um poderoso hormônio que proporciona sensação de bem estar e dá energia ao corpo, o problema é que o efeito do açúcar dura pouco e logo voltamos a buscar mais açúcar para manter essa sensação de bem estar.
A melhor forma de aumentar a sua energia é ter um objetivo claro, que deixe você entusiasmado para enfrentar os desafios que aparecem pela frente, inclusive àquelas pessoas que querem a todo custo chamar a sua atenção e dessa forma “roubar” sua energia. O reverendo Norte-Americano Martin Luther king Jr, disse em um de seus discursos; “se você decidiu ser um varredor de ruas, seja o melhor varredor de ruas do mundo”! Concordo plenamente com ele, não adianta ter todos os títulos e diplomas do mundo se você não tem paixão e energia para executar aquilo que escolheu fazer.
Pessoas apaixonadas pelo que fazem, parecem ter uma energia inesgotável e estão sempre prontas para o próximo “grande evento”. O ator Norte Americano Tom Cruise, disse recentemente que quando está filmando, dorme apenas 3 horas por dia. Como explicar isso? A resposta é que seguir seu propósito conecta você diretamente à fonte.
Minha sugestão é a de que você procure manter sua energia em alta, focando em seus objetivos e não tentando chamar a atenção das pessoas. Você pode sim, doar sua energia e sua atenção o quanto quiser, mas nunca deixe que outras pessoas determinem o quanto você precisa doar. Essa pode ser a diferença entre ser uma pessoa cheia de entusiasmo e energia ou alguém que está esperando o mundo acabar em barranco para morrer encostado.
Pense Nisso!

por Fernando Oliveira 

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...