13 de dez de 2010

Câncer de Pele


Oi Gentem, estão vendo esse sinal aí? Parece até bonitinho não é? Mas sabiam que é um câncer de pele? A coisa é séria e temos que ter muito cuidado! Vou colocar umas dicas para vocês... Meninas e meninos, o verão tá aí, vamos cuidar da gente,ok?!

Câncer de pele
A pele, o maior órgão do corpo humano, é composta por duas camadas: a epiderme, na parte externa, e a derme, na parte interna. Além de regular a temperatura do corpo, ela serve de proteção contra agentes externos, como luz do sol e calor, contra agentes infecciosos e agentes químicos (ingestão de arsênico, exposição a raios-X e rádio).
Os cânceres de pele são muito comuns no Brasil (25% dos tumores malignos diagnosticados), e a maioria ocorre por causa do excesso de exposição aos raios ultravioleta do sol.
Eles podem ser de vários tipos. Os mais comuns são os carcinomas (carcinoma basocelular e carcinoma epidermoide) com incidência mais alta, porém menor gravidade, e os melanomas que, apesar de menos frequentes, são mais graves por causa do risco de metástases aumentado.
Pessoas com história familiar da doença, de pele e olhos claros, cabelos loiros ou ruivos, albinas, as que se expõem ao sol e a agentes químicos excessivamente e têm muitas pintas constituem a população de maior risco para desenvolver a doença.

Sintomas
A lesão maligna de pele geralmente é rósea, avermelhada ou escura, e apresenta crescimento lento, mas progressivo. Também pode ter o aspecto de ferida que não cicatriza, ou de pintas que crescem devagar, mas que coçam, sangram ou apresentam alterações de cor, consistência e tamanho (geralmente maior que 6 mm). Outras características importantes dessas lesões são a assimetria e as bordas irregulares.
Como os cânceres de pele podem apresentar características diversas, a pessoa deve procurar um médico sempre que notar uma lesão nova ou quando uma lesão antiga sofrer algum tipo de modificação.

Recomendações
* faça um autoexame de pele regularmente e observe se há alguma mancha, lesão, ferida, sinal ou pinta nova ou que apresente alguma modificação. Não se esqueça de examinar também a palma das mãos, os vãos entre os dedos, a sola dos pés e o couro cabeludo;
* evite a exposição excessiva ao sol, principalmente entre 10 e 15 horas. Use filtro solar com proteção adequada ao seu tipo de pele, além de chapéu e roupas para se proteger;
* evite as queimaduras de sol, principalmente durante a infância e a adolescência, fase em que as pessoas costumam expor-se mais ao sol;
* não exagere na exposição dentro das câmaras de bronzeamento artificial, porque também elas emitem raios ultravioleta,
* procure um médico dermatologista com regularidade, se você tem pele muito clara, que fica vermelha facilmente quando exposta ao sol, e/ou histórico de câncer de pele na família.

Fonte: Site do Dr. Drauzio Varella

3 comentários:

Anônimo disse...

With havin so much content do you ever run into any problems of plagorism or copyright violation?

My site has a lot of exclusive content I've either created myself or outsourced but it appears a lot of it is popping it up all over the internet without my agreement. Do you know any techniques to help stop content from being ripped off? I'd definitely appreciate it.
Review my web page :: Grow kit

Anônimo disse...

I don't even know how I ended up here, but I thought this post was great. I don't
know who you are but certainly you are going to a famous blogger if you are not already ;
) Cheers!
my page: errol

Anônimo disse...

Excellent post. Keep writing such kind of information on your site.
Im really impressed by it.
Hey there, You have done an incredible job. I will certainly digg it and
in my view suggest to my friends. I'm sure they will be benefited from this site.
Here is my webpage :: What is addiction?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...