3 de dez. de 2010

Câncer de Mama.

Mamas são glândulas cuja principal função é a produção do leite, que se forma nos lóbulos e é conduzido até os mamilos por pequenos canais chamados ductos. Quando as células da mama passam a dividir-se de forma desordenada, um tumor maligno pode instalar-se principalmente nos ductos e mais raramente nos lóbulos.
Câncer de mama é uma doença que acomete mais as mulheres. São fatores de risco a idade avançada, a exposição prolongada aos hormônios femininos, o excesso de peso e a história familiar ou de mutação genética.
Sintomas
Em geral, o primeiro sinal da doença costuma ser a presença de um nódulo único, não doloroso e endurecido na mama. Outros sintomas, porém, devem ser considerados, como a deformidade e/ou aumento da mama, a retração da pele ou do mamilo, os gânglios axilares aumentados, vermelhidão, edema, dor e a presença de líquido nos mamilos.
Diagnóstico
A mamografia (raios-X das mamas) é o exame mais indicado para detectar precocemente a presença de nódulos nas mamas. O exame clínico e outros exames de imagem e laboratoriais também auxiliam a estabelecer o diagnóstico de certeza.
Apesar de a maioria dos nódulos de mama ter características benignas, para afastar qualquer erro de diagnóstico, deve ser solicitada uma biópsia para definir se a lesão é maligna ou não e seu estadiamento (análise das características e da extensão do tumor).

Bom meninas é importante ir periodicamente ao médico e fazer exames, só assim teremos um diagnóstico correto. Não devemos esquecer que o diagnóstico feito precocemente é sucesso garantido. O câncer tem cura, sem medos ou neoroses, ok?!
Bjnhs
Namastê!

Fonte de pesquisa: site do Dr. Drauzio Varela

Um comentário:

Angell's disse...

Excelente iniciativa ....

E visite meus filhotes tbm espero por vc

http://angellsforever.blogspot.com/

http://direitoparahumanos.blogspot.com/

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...